quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

2º Raid Lagoa de Mira

A primeira maratona do ano na zona centro decorreu no dia 3 de Janeiro em Mira.

Um bom evento para começar bem o ano a pedalar.
Saí de casa muito reticente, uma vez que estava a chover a potes e eu tão quentinho na caminha!
Cheguei a Mira já chovia pouco e dirigi-me ao secretariado para levantar o meu frontal. Foram bastante rápidos.
Depois foi só tirar a bike do carro fiz o control 0 e foi logo dada a partida, a horas como anunciado! O terreno estava bastante pesado o que fez com que os meus travões fossem sempre a chatear, e já cheguei mesmo a travar no ferro, aliás num dos control's estava a ver que não conseguia parar.
A uma certa altura passámos por uma placa que avisava de piso escorregadio, o piso escorregadio era para trás da mesma, daí para a frente já não se conseguia mesmo era andar.
A chegada foi em grande. Fizeram-nos passar pelo palco e anunciaram o nosso nome pelo micro, para mim foi a segunda vez (a primeira foi na maratona de Fafe há dois anos). Foi bom ver que os últimos tiveram o mesmo tratamento que os primeiros o que nem sempre acontece.
Depois um banhinho frio foi talvez o pior de todo o evento.
No final o almoço foi bom com sopa, arroz com carne, sobremesa e café, veio na hora certa !!
Em resumo na minha opinião é um evento com nota muito positiva (apesar dos travões que já me vão fazer gastar dinheiro)

Nunod

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Invernal de BTT da Guarda - 29 de Novembro de 2009

No dia 29 de Novembro de 2009 houve mais um Invernal de BTT da Guarda que fez jus ao nome!
Fui de véspera para a Guarda e fiquei a cerca de 5 km's.
O dia começou cedinho, e ao dirigir-me para a Guarda deu logo para perceber que iria acontecer mais uma festa do BTT pois via-se imensos carros. Dirigi-me ao secretariado e praticamente não perdi nenhum tempo pois estava com bastante pessoal a ajudar. A organização decidiu optar por duas partidas e fez uma junto ao parque urbano do rio Diz e uma outra, a real, junto à câmara. E foi das piores coisas que poderiam ter feito uma vez que entre estes dois espaços 4.5km de separação e sempre a subir com uma inclinação considerável, e feito à chuva ainda pior foi. E enquanto isto muito pessoal ia subindo de carro, depois mais dez minutos la em cima todo encharcado e arrefecer não foi nada bom. Entretanto foi dada a partida com muito do pessoal mais atrasado k ainda nem a câmara tinha chegado...
Quando entramos em terra a chuva intensificou-se e chegou mesmo a cair neve, estava um frio brutal. Os meus pés iam gelados e ao km 15 é que começaram a aquecer, mas durou pouco tempo. Mais à frente passei por uma poça com agua quase gelada e assim fui com os pés gelados até ao fim da prova.
O reforço foi brutal! Havia lá de tudo. Desde fruta, barras, água, bebidas energéticas, queques, e até cházinho quente havia!
A paisagem é qualquer coisa de extraordinário, é mesmo uma zona muito bonita para se conhecer.
Passamos por singletracks lindíssimos e complicados uma vez que o chão era muito irregular e de pedra e com a chuva estava muito escorregadio.
O almoço foi, no meu ponto de vista, mais uma falha da organização. É certo que fui na hora de mais afluência, mas estive cerca de 40 minutos à espera para almoçar. Era um sítio muito pequeno para os cerca de 450 duros e seus acompanhantes. A rever numa das próximas edições.
Em resumo foi uma boa prova com boas marcações e que eu gostei muito de fazer, com boas condiçoes, de qualquer maneira terão que ter em atenção apenas os pontos que já referi atrás.
Para o ano la estarei outra vez se tudo correr bem.

Nunod