quinta-feira, 1 de abril de 2010

"OPERAÇÃO MORTÁGUA" - 28 de Março de 2010

Mais um ano, e mais uma participação dos MuiTalentos nesta prova organizada pelo Veloclube do Centro - Mortágua.

Este evento, pelas suas características excepcionais, começa a ser uma referência do BTT a nível nacional, talvez das melhores a nível nacional. Que o digam os cerca de 1000 bttistas que participaram nesta prova.

Desta vez participaram apenas os seguintes MTL's: Mec_MTL, JDias, VDias, Beto_P, Nuno_D, Jacinto, Aurélio_D, Nuno_L, Encrenca_FM e Encrenca_Mor. De Barcouço, e como convidados dos MTL's estiveram presentes o Fernando Carvalho, o Hélio Santos, o João Pereira e o Luis Ventura. Os restantes optaram por não validar a inscrição. Perderam a oportunidade de participar num evento ao mais alto nível organizacional. Concerteza existirão poucos eventos como este, em que a organização esteve à altura de todos os desafios, respondendo com um desempenho notável, digamos como profissionais. Um obrigado fica sempre bem...

Os dias que antecederam esta prova, foram pródigos em precepitação, o que causaram algumas zonas de lama, que apesar de criarem alguns constrangimentos, mesmo assim, perfeitamente cicláveis, Apesar de tudo, foi um dia excelente para a prática de BTT, que culminou com mais uma jornada de puro entretenimento e de partilha neste desporto fantástico.

Como sempre, e já lá vão 3 edições, a partida foi exactamente à hora marcada, o que já é uma imagem de marca e uma mais valia para todos os participantes.

O percurso era fantástico, ligeiramente mais dificil que o do ano transacto, mas acessível a toda a malta. Bons trilhos, zonas de estradão para rolar, zonas rápidas, descidas vertiginosas, singles fantásticos, mas perigosos, enfim um percurso escolhido criteriosamnte para agradar aos participantes.

As marcações ao longo de todo o percurso, eram mais do que suficientes e estavam no sitio certo, com zonas marcadas a cal para não haver qualquer engano do pessoal. A este nível, acho que a malta ficou satisfeita, pois não havia qualquer hipótese de engano.

O abastecimento estava excelente, com tudo o que era necessário para aconchegar os mais carentes em alimentos, quer sólido, quer liquido. Sandes mistas, bananas, maçãs, peras, águas, sumos etc. Até cubos de marmelada tinha. Do melhor...

A chegada bem organizada, e sempre com público a assistir, torna a meta um objectivo principal para os participantes, pois sentem-se apoiados ao completarem mais uma prova. Importante...

A lavagem das bikes estava excelente, com 7 pontos de água, o que pareceram suficientes para o evento. Pena é que alguns participantes ainda pensem em polir a bike ali mesmo, provocando assim alguns atrasos ao resto da malta. Mas enfim, em todo o lado existem cromos...

Os banhos, simplesmente fantásticos, com água quente e com condições excelentes. Havia 3 lugares disponíveis para o pessoal tomar banho, e todos com excelentes condições.

O almoço como sempre, muito bem organizado e sobretudo servido com qualidade por uma empresa de Katering. Assim vale a pena. Sem filas de espera, com tudo pronto na hora, em pratos de louça, com talheres em inox. Qualidade acima de tudo.

Desta vez, e se os MTL's inicialmente inscritos tivessem participado, tinhamos trazido o famoso presunto. Mas como não participaram, os MTL's presentes apenas o cheiraram, ou viram ao longe. A equipa que levou o presunto foi a MK Máquinas de Tábua, que participou com 25 elementos.

Para o ano espero que mais MTL's participem nesta prova excelente, que como disse, já é uma referência a nível nacional.

Obrigado aos MTL's que participaram nesta aventura, e que proporcionaram momentos de partilha fantásticos. Assim vale a pena viver o BTT...
Mec_MTL

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

4.º BTT "ROTA DOS BESOUROS" 17 de Janeiro de 2010

Com algum atraso na publicação do rescaldo, aqui vai mais um relato desta aventura pelos trilhos dos Besouros.
Como sempre, os MuiTalentos participaram em grande número, nesta conceituada Rota do Besouros de 2010, com 16 atletas efectivos.
Depois de uma semana para esquecer, em que a chuva praticamente não parou de cair copiosamente, a manhã de Domingo do dia 17 de Janeiro de 2010 estava com algumas nuvens, mas nada que peocupasse a maioria dos MTL´s. Sim a maioria, pois houve alguns que se cortaram (os meninos), e simplesmente tiveram medo da chuva (mas foram ao almoço). Só podia ser esta a explicação. Vá lá entender-se porquê, pois no resto do ano o lema é andar sempre, quer faça chuva ou faça sol.
A partida fez-se com cerca de 10 minutos de atraso, dentro da tolerância razoável, tendo-se percorrido algumas das ruas da aldeia de Sepins. Só depois é que se entrou nos trilhos propriamente ditos de BTT. No início havia muita água, que logo depois de passarem os primeiros, se transformou em enlameado, mas perfeitamente ciclável.
Poder-se-à dizer, e em tom de brincadeira, que a Rota dos Besouros se podia fazer sem lama. Podia sim senhor, mas não era a mesma coisa.
Havia locais mais complicados de ultrapassar, mas nada de impossível, aliás esta palavra não existe para os MTL´s, à excepção de alguns, claro.
Como é apanágio da Besourada, o percurso estava fantástico, bem marcado e com singles fenomenais a desafiar os mais destemidos.
Os últimos quilómetros é que foram os mais difíceis. Mas depois daquele abastecimento na Eira, penso que não houve ninguém que não tivesse forças para as rampas seguintes, e assim acabar esta excelente prova de BTT.
O abastecimento da Eira, para além de uma imagem de marca, tem sido uma mais valia para a Rota dos Besouros, pois se existem aqueles que vão com o espirito de competir, e simplesmente não param, existem também aqueles que vão para se divertir, e encarar o BTT com outra filosofia, e perdem mais tempo para se deliciarem com as iguarias disponíveis. Não falta nada...
A chegada, sempre organizada quanto baste, como já tem sido habitual na Besourada, também tem sido uma mais valia para o BTT.
Em relação aos banhos, a malta dos MTL´s opta sempre por ir a casa, para assim não causar constrangimentos ao resto do pessoal. Este ponto ainda continua a ser o "Calcanhar de Aquiles" da Besourada, mas concerteza vão dar a volta por cima.
O almoço, como sempre, bem organizado, com rapidez no atendimento dentro do possível, para cerca de 900 participantes. Com este número de participantes, haverá sempre alguns constrangimentos. Como sugestão, talvez uma 2.ª Eira ajudasse a resolver esta questão.
Os MTL´s foram a 2.ª equipa mais numerosa, e que nos valeu mais um troféu. Mais um para os ainda poucos, mas vamos fazer os possíveis para enriquecer o nosso espólio, e quem sabe investir numa estante de troféus para lhe dar mais visibilidade...
Para o ano, os MTL´s vão estar em força na 5.ª edição de BTT da Rota dos Besouros. Espero que desta vez todos participem.
Obrigado aos MTL´s que participaram nesta aventura
Mec_MTL

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

2º Raid Lagoa de Mira

A primeira maratona do ano na zona centro decorreu no dia 3 de Janeiro em Mira.

Um bom evento para começar bem o ano a pedalar.
Saí de casa muito reticente, uma vez que estava a chover a potes e eu tão quentinho na caminha!
Cheguei a Mira já chovia pouco e dirigi-me ao secretariado para levantar o meu frontal. Foram bastante rápidos.
Depois foi só tirar a bike do carro fiz o control 0 e foi logo dada a partida, a horas como anunciado! O terreno estava bastante pesado o que fez com que os meus travões fossem sempre a chatear, e já cheguei mesmo a travar no ferro, aliás num dos control's estava a ver que não conseguia parar.
A uma certa altura passámos por uma placa que avisava de piso escorregadio, o piso escorregadio era para trás da mesma, daí para a frente já não se conseguia mesmo era andar.
A chegada foi em grande. Fizeram-nos passar pelo palco e anunciaram o nosso nome pelo micro, para mim foi a segunda vez (a primeira foi na maratona de Fafe há dois anos). Foi bom ver que os últimos tiveram o mesmo tratamento que os primeiros o que nem sempre acontece.
Depois um banhinho frio foi talvez o pior de todo o evento.
No final o almoço foi bom com sopa, arroz com carne, sobremesa e café, veio na hora certa !!
Em resumo na minha opinião é um evento com nota muito positiva (apesar dos travões que já me vão fazer gastar dinheiro)

Nunod

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Invernal de BTT da Guarda - 29 de Novembro de 2009

No dia 29 de Novembro de 2009 houve mais um Invernal de BTT da Guarda que fez jus ao nome!
Fui de véspera para a Guarda e fiquei a cerca de 5 km's.
O dia começou cedinho, e ao dirigir-me para a Guarda deu logo para perceber que iria acontecer mais uma festa do BTT pois via-se imensos carros. Dirigi-me ao secretariado e praticamente não perdi nenhum tempo pois estava com bastante pessoal a ajudar. A organização decidiu optar por duas partidas e fez uma junto ao parque urbano do rio Diz e uma outra, a real, junto à câmara. E foi das piores coisas que poderiam ter feito uma vez que entre estes dois espaços 4.5km de separação e sempre a subir com uma inclinação considerável, e feito à chuva ainda pior foi. E enquanto isto muito pessoal ia subindo de carro, depois mais dez minutos la em cima todo encharcado e arrefecer não foi nada bom. Entretanto foi dada a partida com muito do pessoal mais atrasado k ainda nem a câmara tinha chegado...
Quando entramos em terra a chuva intensificou-se e chegou mesmo a cair neve, estava um frio brutal. Os meus pés iam gelados e ao km 15 é que começaram a aquecer, mas durou pouco tempo. Mais à frente passei por uma poça com agua quase gelada e assim fui com os pés gelados até ao fim da prova.
O reforço foi brutal! Havia lá de tudo. Desde fruta, barras, água, bebidas energéticas, queques, e até cházinho quente havia!
A paisagem é qualquer coisa de extraordinário, é mesmo uma zona muito bonita para se conhecer.
Passamos por singletracks lindíssimos e complicados uma vez que o chão era muito irregular e de pedra e com a chuva estava muito escorregadio.
O almoço foi, no meu ponto de vista, mais uma falha da organização. É certo que fui na hora de mais afluência, mas estive cerca de 40 minutos à espera para almoçar. Era um sítio muito pequeno para os cerca de 450 duros e seus acompanhantes. A rever numa das próximas edições.
Em resumo foi uma boa prova com boas marcações e que eu gostei muito de fazer, com boas condiçoes, de qualquer maneira terão que ter em atenção apenas os pontos que já referi atrás.
Para o ano la estarei outra vez se tudo correr bem.

Nunod