quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

4.º BTT "ROTA DOS BESOUROS" 17 de Janeiro de 2010

Com algum atraso na publicação do rescaldo, aqui vai mais um relato desta aventura pelos trilhos dos Besouros.
Como sempre, os MuiTalentos participaram em grande número, nesta conceituada Rota do Besouros de 2010, com 16 atletas efectivos.
Depois de uma semana para esquecer, em que a chuva praticamente não parou de cair copiosamente, a manhã de Domingo do dia 17 de Janeiro de 2010 estava com algumas nuvens, mas nada que peocupasse a maioria dos MTL´s. Sim a maioria, pois houve alguns que se cortaram (os meninos), e simplesmente tiveram medo da chuva (mas foram ao almoço). Só podia ser esta a explicação. Vá lá entender-se porquê, pois no resto do ano o lema é andar sempre, quer faça chuva ou faça sol.
A partida fez-se com cerca de 10 minutos de atraso, dentro da tolerância razoável, tendo-se percorrido algumas das ruas da aldeia de Sepins. Só depois é que se entrou nos trilhos propriamente ditos de BTT. No início havia muita água, que logo depois de passarem os primeiros, se transformou em enlameado, mas perfeitamente ciclável.
Poder-se-à dizer, e em tom de brincadeira, que a Rota dos Besouros se podia fazer sem lama. Podia sim senhor, mas não era a mesma coisa.
Havia locais mais complicados de ultrapassar, mas nada de impossível, aliás esta palavra não existe para os MTL´s, à excepção de alguns, claro.
Como é apanágio da Besourada, o percurso estava fantástico, bem marcado e com singles fenomenais a desafiar os mais destemidos.
Os últimos quilómetros é que foram os mais difíceis. Mas depois daquele abastecimento na Eira, penso que não houve ninguém que não tivesse forças para as rampas seguintes, e assim acabar esta excelente prova de BTT.
O abastecimento da Eira, para além de uma imagem de marca, tem sido uma mais valia para a Rota dos Besouros, pois se existem aqueles que vão com o espirito de competir, e simplesmente não param, existem também aqueles que vão para se divertir, e encarar o BTT com outra filosofia, e perdem mais tempo para se deliciarem com as iguarias disponíveis. Não falta nada...
A chegada, sempre organizada quanto baste, como já tem sido habitual na Besourada, também tem sido uma mais valia para o BTT.
Em relação aos banhos, a malta dos MTL´s opta sempre por ir a casa, para assim não causar constrangimentos ao resto do pessoal. Este ponto ainda continua a ser o "Calcanhar de Aquiles" da Besourada, mas concerteza vão dar a volta por cima.
O almoço, como sempre, bem organizado, com rapidez no atendimento dentro do possível, para cerca de 900 participantes. Com este número de participantes, haverá sempre alguns constrangimentos. Como sugestão, talvez uma 2.ª Eira ajudasse a resolver esta questão.
Os MTL´s foram a 2.ª equipa mais numerosa, e que nos valeu mais um troféu. Mais um para os ainda poucos, mas vamos fazer os possíveis para enriquecer o nosso espólio, e quem sabe investir numa estante de troféus para lhe dar mais visibilidade...
Para o ano, os MTL´s vão estar em força na 5.ª edição de BTT da Rota dos Besouros. Espero que desta vez todos participem.
Obrigado aos MTL´s que participaram nesta aventura
Mec_MTL