Desta vez apenas foram dois MTL´s a participarem, o Mec_MTL e o EncrencaFM. Os companheiros Besouros fizeram-se representar pelo Artur Arromba, pelo Zé Arromba, pelo Emidio e pelo Tó. Sendo também habitual, esteve presente o nosso amigo Rui Agapito e o seu sobrinho.
Como tem sido habitual ao longo de todas as edições, muitos participantes nesta maratona do norte, o que se caracteriza por um colorido bastante interessante pelos trilhos da Póvoa. No total foram anunciados à partida cerca de 1700 participantes.
Há hora marcada foi dada a partida para mais um percurso recheado de trilhos principalmente rolantes. Havia algumas dificuldades, fácilmente ultrapassáveis, mas que caracterizaram de certa fora o percurso dos 48 Km, como um percurso rolante. Devido às chuvas da semana anterior à prova, havia muita lama em alguns sítios, mas que só criaram constrangimentos aos participantes que só vão para mostrar as bikes. Os outros nem sequer ligam a estas coisas e passam literalmente por cima de toda a folha.
No percurso houve uma pequena avaria na bike do Besouro Tó. A corrente partiu, e mais uma vez o mecânico foi chamado a intervir. Um simples link resolveu o problema, e em poucos minutos já estávamos novamente nos trilhos.



A chegada, como sempre tem acontecido nas ante
riores edições, é sempre espectacular, pois faz-se pela variante de acesso à cidade da Póvoa, e é feita sempre em alta velocidade, o que faz subir ainda mais os níveis de adrenalina. E depois
a zona da meta é simplesmente fantástica, porque normalmente estão sempre muitas pessoas a assistir. Desta
vez não fugiu à regra, tornando ainda mais empolgante a chegada. Mas só participando, é que se conseguem sentir estas emoções fortes.
Para quem estiver interessado, os tempos dos participantes do 48km estão no link anexo.


A opção este ano foi pelo percurso mais pequeno, 48Km, pelo facto de todos nós querermos chegar cedo a casa, bem como o de almoçar cedo. E foi o acertado, pois o almoço foi a horas decentes e a chegada a casa por volta das 17horas.
Mais uma vez o almoço foi servido na praça de touros da cidade, e foi excelente. Porco assado no espeto, foi o pitéu. Muita quantidade e qualidade. Pena foi que o dito fosse servido ao sol, o que fez com que alguns participantes reclamassem. Uma simples rede teria resolvido este problema, mas a opção da organização foi a de servir ao sol. Enfim são opções, agora a ver vamos como será no futuro. Se calhar terá que ser repensada esta situação, pois almoçar dentro da praça de touros com um sol abrasador é impossível. Mas fica aqui o reparo à organização.
Valeu pelo convivio entre todos os participantes, e principalmente entre os MuiTalentos, ainda que em número reduzido. O que vale é que os Besouros estiveram à altura como sempre.
As fotos publicadas foram cedidas por um membro do Fórum, ao qual se agradece.
Bem, esperamos estar presentes na próxima maratona.
Foi mais um dia de aventura e emoções fortes que chegou ao fim. Obrigado aos MTL´s que participaram nesta aventura, bem como aos Besouros e ao Rui Agapito e sobrinho.
Foi mais um dia de aventura e emoções fortes que chegou ao fim. Obrigado aos MTL´s que participaram nesta aventura, bem como aos Besouros e ao Rui Agapito e sobrinho.
Nesta edição, a opção foi publicar o post escrito no fórumBTT. Assim aqui vai
" Bem, chegou a minha vez de dizer alguma coisa sobre a III Maratona da Póvoa do Varzim.
Depois do que li sobre o rescaldo desta maratona, tenho a dizer o seguinte. É um facto que a organização da maratona fez um esforço para que tudo corresse bem, mas o que também é um facto é que de ano para ano as coisas parecem estar a correr pior.
Para mim, que já vou a esta maratona desde a 1.ª edição, notei que algumas coisas têm vindo a piorar. Mas apesar de tudo temos de dar o beneficio da dúvida à organização, e esperar que para o ano, todos os reparos razoáveis que aqui foram feitos sejam melhorados.Quanto à prova em si, quero dizer o seguinte:
Partida - A horas, o que é sempre uma mais valia
Marcações - Boas, pelo menos não me enganeiAbastecimento - Podia ser melhor, logo a melhorar. Podia ter havido mais pontos com água.
Lavagem das bikes - A melhorar. Poucas mangueiras para tantos participantes
Banhos - Pior que o ano passado. Ainda por cima não estavam sinalizados. Para mim que conhecia sem problemas, mas havia pessoal pela 1.ª vez.
Almoço - Comida excelente. Mas pessoal, almoçar ao sol, e com o calor que estava. Tenham lá paciência, mas deviam ter pensado em arranjar uma simples rede para protecção dos participantes. E se estivesse a chover, como faziam. Vamos lá a ter um pouco mais de respeito pelo pessoal. Já ando em maratonas à 6 anos e nunca aconteceu uma coisa destas.
Estacionamento - A melhorar. Este ano não foi possível estacionar os carros no campo de futebol, o que colocou alguns condicionalismos ao pessoal, levando alguns a estacionar bastante longe do local da concentração. O campo de futebol continua a ser uma das melhores soluções para este problema.
Muitos participantes falam na lama, na dureza das subidas, nas descidas etc. Pessoal, isto é BTT, não é cicloturismo ou passeio. No BTT não é para andar a mostrar ou a passear as bikes, mas sim para disfrutar nos trilhos mais diversos da pura adrenalina que este desporto proporciona. Se houver lama, pó, areia, paciência, temos que levar na desportiva, pois o BTT é mesmom assim, não há volta a dar.
O que noto, depois destes anos todos de maratonas, é que muito pessoal só anda nestas coisas para mostrar as bikes, e sempre que há uma maior dificuldade, passam a vida a culpar a organização por isto ou por aquilo. Há que ter bom senso. Não sou advogado de defesa de ninguém, até porque também critico a organização, mas temos que ser razoáveis e coerentes na nossa apreciação. Não é criticar simplesmente por criticar, mas sim tentar ser construtivo, para que se possa melhorar as coisas.
Por exemplo, um dos aspectos que na edição anterior referi como menos bom, este ano foi corrigido, e isso deixou-me satisfeito. Falo da zona de chegada, que no ano anterio foi muito confusa na zona da estrada, com os carros a passarem ao mesmo tempo que os participantes. Este ano já esteve bastante melhor, com a polícia a ter outra atitude para com a segurança dos atletas. Pelo menos eu senti mais segurança, e não havia tanta confusão.
Portanto, caros companheiros da bike, vamos lá a fazer criticas construtivas para que para o ano possam ser melhorados os aspectos menos conseguidos.Todos somos livres de dizer aquilo que bem entendermos, mas criticar por "dá cá aquela palha" acho que não vale a pena. Apenas estamos a desvalorizar este desporto que é espectacular. Isto é a minha simples opinião, e vale o que vale.
Os meus agradecimentos ao Jumapol pelas fotos que tirou ao pessoal. Muito obrigado pela disponibilização das mesmas de forma gratuita. Pena é não haver mais pessoal assim.Como disse anteriormente, ando nisto hà alguns anos, e sou contra a especulação que fazem com o preço das fotografias. Acho até escandaloso o preço que traticam por uma simples foto. Por isso nunca compro fotos ao preço praticado. Deviam ser todos como eu, que assim os preços baixavam isso tenho a certeza. Não havendo procura os fotógrafos não vendem fotos, logo têm de baixar os preços.
Bem acho que já me alonguei bastante nos comentários. Espero que para o ano consiga estar presente na 4.ª Maratona
Um agradecimento à organização, que apesar de tudo o que foi dito, penso que esteve à altura de um evento desta envergadura. Mas claro há aspectos a melhorar na próxima edição "
Agora é esperar que, toda a comunidade cibernauta, e principalmente todos os MuiTalentos leiam este post, e façam os respectivos comentários, que é sempre um incentivo para quem escreve e publica no blog.
Mec_MTL