segunda-feira, 6 de julho de 2009

3.º CONVIVIO MUITALENTOS BIKE TEAM

SEVER DO VOUGA, 5 DE JULHO DE 2009


Mais um convívio da família MuiTalentos, que se realizou no dia 5 de Julho de 2009, no Municipio de Sever do Vouga.


Os bikers MTL's que participaram neste convivio:
Mec_MTL, Besouro, GPS, Manelico, VGDias, Fura-Trilhos, Beto, ToQuim, Licínio, Jacinto, Nuno Nogueira, Nuno Lousado, Leandro Duarte, e como convidado, o besouro Artur Arromba.
Também participaram neste convívio as nossas caras metades, os filhos e amigos.

O resumo do evento

Concentração no café do Nuno pelas 7.30h da manhã.

Partimos cerca das 8.00h da manhã, rumo ao parque de estacionamento das piscinas municipais de Sever do Vouga.

Chegámos a Sever do Vouga, por volta das 9.00h. Seguiu-se a preparação das bikes e a respectiva foto de familia MuiTalentos (os que participaram).

Com a partida para fazer o percurso, chegou a chuva. Um constrangimento que não fazia parte dos planos, mas não foi por isso que não se prosseguiu, pois a chuva não costuma ser impedimento para os MTL's.

Havia um percurso definido para se fazer, este gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Sever do Vouga.

Os trilhos eram magníficos, sempre na margem do Rio Mau, proporcionando paisagens naturais deslumbrantes a todo o pessoal. Estávamos ali para passear por trilhos diferentes, e foi o que aconteceu.

Chegados à foz do Rio Mau com o Rio Vouga, optámos por seguir por uma ciclovia recentemente criada. Esta ciclovia tinha uma particularidade interessante, ou seja, o seu traçado coincidia com o traçado da linha de caminho de ferro do Vouga. É de louvar a execução desta infra-estrutura, que colocou ao dispôr dos ciclistas e peões, uma pista com todas as condições para se poder andar em segurança. A desactivação da linha do Vouga trouxe uma mais-valia para todos os utilizadores, permitindo assim que este corredor existente não ficasse ao abandono, a semelhança de tantos outros que vemos por este País.

A passagem sobre a ponte, foi sem qualquer dúvida um ponto alto, e que causou uma sensação fantástica, pelo menos a mim, que parei para tirar fotos. A estação de Paradela foi a última paragem. Decidimos voltar para trás (apesar da discordância do GPS), e fazer o percurso inverso. Já nos trilhos paralelos ao Rio Mau, e depois de estarmos a andar muito bem, o Jacinto partiu o desviador. O Mec_MTL e o Licínio tiveram a oportunidade de mais uma vez resolver o problema. Foi feita uma intervenção ao nível da transmissão, e alterou-se a bike para uma single speed, para se conseguir pelo menos chegar ao ponto de partida.

Voltámos para trás, seguindo novamente pela ciclovia, até à estação de Paradela. Daí, viemos directamente paras as piscinas municipais, onde tínhamos as viaturas. Bem, aquela subida foi dura que se fartou. Para quem se queixou de que não tinha aquecido, teve a oportunidade de o fazer, já que a rampa que liga a zona do rio Vouga até a Sever do Vouga era muito extensa.

Chegados às piscinas, hora de arrumar as bikes e de ir tomar o merecido duche. O Pavilhão da Sever do Vouga, foi o local onde fomos tomar banho.

Entretanto chegou a família, e esperou até todo o pessoal estar preparado.

Tudo pronto, rumo à famosa cascata da Cabreira, local escolhido para o almoço convívio. Este local foi sugerido pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Coutinho.

Em boa hora o foi, pois o local era fantástico. Assim que chegámos a este local deslumbrante, tínhamos sete mesas reservadas para o nosso grupo, estas gentilmente reservadas pelo senhor Presidente da Junta de Freguesia de Silva Escura.
Seguiu-se a preparação para o almoço, com cada família a mostrar as iguarias que tinha trazido para o repasto. Quanto a mim, esta solução foi acertada, porque assim todos puderam provar e partilhar a comida que estava em cima das mesas. A quantidade e qualidade foram as palavras de ordem. Desde leitão, coelho à caçador, carne de porco à alentejana, frango frito, panados, frango com natas, houve de tudo à farta. O pessoal tinha imensa escolha para comer, e concerteza que haveria muito mais para se partilhar, se estivéssemos a tarde toda neste local magnífico.

Igualmente as bebidas foram em quantidade e sobretudo em qualidade, suficientes para o pessoal, talvez um bocadinho de mais, mas os excessos de vez em quando não provocam danos colaterais, dizem os entendidos.

As sobremesas. Bem, as nossas caras metades aplicaram-se ao máximo, e proporcionaram a todos um momento de sabor extraordinário. Sobraram poucas. Houve até alguém, que comeu praticamente um bolo de chocolate inteiro. Depois dizia nos bastidores que estava com azia, pudera...

Depois foi hora de irmos conhecer o parque, onde usufruímos de momentos de rara beleza natural. A água límpida e fria, corria entre as imensas pedras no leito do rio Mau. Percorremos a pé alguns trilhos magníficos, desde a base da cascata até ao topo, e pudemos observar a beleza da água a precipitar-se no vazio, até ao leito do rio, onde existia um pequeno lago.

Depois de tudo isto, ainda se foi partilhar mais algumas sobremesas e fazer a degustação de algumas pingas, isto até cerca da 16.30h.

Com a chegada de aguaceiros, começámos a arrumar as coisas para regressar. Os carros tiveram um momento difícil, pois a rampa para a saída era muito inclinada, e alguns começaram a patinar. A carrinha do Jacinto teve que ser empurrada pelo pessoal mais disponível. O que vale é que há sempre alguém disponível...

Hora de reunir a caravana para regressar a Ventosa do Bairro. Todo o pessoal estava de acordo em regressar a esta hora, até porque os aguaceiros começavam a ser persistentes.

Chegámos a Ventosa por volta das 17.30 horas. Descarregaram-se as bikes da carrinha do Jacinto, e fomos directamente para o café do Nuno beber mais uma mini. Enfim foi a comemoração final deste convívio dos MTL's.

Acho que foi mais um convívio agradável, pelo menos é a minha opinião, em que todos, ou quase todos, os que puderam e quiseram ir, partilharam de mais um dia inesquecível. Pena é que a chuva nos tivesse pregado uma partida, mas estes imponderáveis também fazem parte do calendário.

Espero que o ano de 2010, seja mais um ano em que todos possamos partilhar de mais momentos de convívio saudável entre a família MuiTalentos.

Bem este rescaldo já vai muito extenso, pelo que, resta-me agradecer a todos os MTL's que participaram.
Pela partilha, e pelos momentos agradáveis que passámos, um bem-haja a todos.

Igualmente quero agradecer à Câmara Municipal de Sever do Vouga, na pessoa do Sr. Vice-Presidente, Dr. António Coutinho, a gentileza que teve, em colocar à nossa disposição toda a logística, nomeadamente o Pavilhão Municipal, onde tomámos banho, e o Parque da Cascata da Cabreira, onde almoçámos. Muito obrigado pela disponibilidade.
Quero também agradecer ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Silva Escura, por ter tido a amabilidade de reservar as mesas no parque da cascata da Cabreira, para o nosso almoço convívio.

Mais uma vez, obrigado aos MTL's e amigos que participaram nesta aventura.


Mec_MTL